Chegamos ao final de mais um Campeonato Brasileiro, o mais emocionante da era pontos corrido. Não gostei da emoção ter ficado por conta de sabermos se um time iria entregar o jogo ou não mas não posso negar que foi equilibrado embora eu seja adepto da fórmula de finais.
Mas será mesmo que o Hexa Flamengo queria este título? Ou ele acabou nas mãos rubro-negras por que o Flamengo não teve a competência de perder? É o que demonstrava a reta final, o Palmeiras líder absoluto, 7 pontos de vantagem para o segundo colocado, achou que poderia vencer a qualquer hora porque sobrava na frente e quando deu conta o título estava em mão adversárias, e pior, da vaga pra libertadores nem o gosto foi sentido. O São Paulo teve várias chances de ser campeão quando buscava o time alvi-verde, mas tropeçou e deixou o caneco ir para o rio. O Internacional era o time que eu menos acreditava, muitos altos e baixos e um futebol que não me agradava, mas foi o que chegou mais perto de ser o campeão na última rodada, seu erro foi depender do Grêmio que se veste de Papai Noel azul no Natal para não parecer colorado. O Flamengo escorregou, acabou vencendo mais do que esperava e teve que ficar com a taça.
Juntou-se a comemoração do Flamengo, torcedores do Fluminense e Botafogo que mais pareciam ter vencido um campeonato, mas haviam apenas escapado do rebaixamento, muito pouco para dois times de tanta expessão.
Parabéns ao Rubro-negro carioca que voltou a dar alegria ao futebol do Rio de Janeiro.
Nota: Na Vila Belmiro e no Couto Pereira vagabundos, marginais e bandidos fizeram do gramado um campo de guerra. Sigo a linha do escritor Washington Olivetto, esses "bandos" não merecem ser noticiados.


